Narguile e suas consequencias

Narguile – Efeitos no organismo

ImagemO cheiro das essências usadas no narguile é um convite para juntar uma roda de amigos e passar o tempo. Apesar de ser um jeito mais “charmoso” de fumar, a diversão de origem indiana é mais danosa para o organismo que o cigarro. Em uma sessão, o consumo do narguile pode equivaler a mais de 100 cigarros.

Segundo o professor da Universidade de Brasília (UnB), Carlos Alberto Viegas, o malefício ocorre, entre outros motivos, porque uma sessão de narguile expõe o adepto a um período longo de contato com a nicotina. “Em uma roda, se a pessoa gasta duas horas, vai fumar muito mais tabaco que se fumasse cigarros”.  Enquanto um cigarro leva de 5 a 7 minutos para acabar e propicia de 8 a 12 baforadas, um encontro onde há narguile dura de 20 a 80 minutos e pode render entre 50 e 200 baforadas.

Outro problema deste passatempo, como qualquer outro produto derivado do tabaco, é a presença de nicotina e as mesmas 4.700 substâncias tóxicas do cigarro convencional. Entretanto, análises comprovam que sua fumaça contém quantidades superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas do que na fumaça do cigarro.

Além do tabaco, o carvão é colocado em brasa. A queima do carvão produz substâncias cancerígenas, entre elas, o monóxido de carbono, que potencializa os riscos para seus consumidores. “Essas substâncias se depositam no organismo e não são eliminadas”, diz.

Imagem

Por desconhecimento dos usuários, a presença da água faz com que se aspire ainda mais a fumaça, dando a impressão de que o organismo fica mais tolerante, o que é errado. Desta maneira, a pessoa vai inalando uma quantidade muito maior de toxinas, sem sentir tanto incômodo.

Embora alguns adeptos acreditem que a água colocada na base do narguile minimize os efeitos prejudiciais da fumaça, Viegas afirma que a água não influi e não filtra nada. As consequências podem ser ainda piores se a água for substituída por alguma bebida alcoólica.

Os malefícios à saúde causados a quem frequenta ambientes em que o narguile é consumido, são bem parecidos com os que atingem aos fumantes passivos, que têm mais chances de desenvolver doenças tabaco-relacionadas. A concentração dessas substâncias no organismo tem efeito cumulativo, isto é, quanto maior o tempo de exposição, maiores serão os danos.

Os prejuízos à saúde, entretanto, não assustam o público. Andreza Oliveira, 31, vendedora de uma loja de artigos indianos, omite quantos narguiles são vendidos por semana, mas garante que o produto tem boa saída. “Vende bastante. Vai chegando, as pessoas compram e a gente repõe”, diz. Os preços  são convidativos. Um modelo simples sai por cerca de R$ 70,00. As pastas aromatizadas custam em média R$ 8,50.

Segundo o professor Carlos Viegas, ainda que o narguile seja consumido muitas vezes em uma frequência diferente do cigarro e num contexto de mais sofisticação, o melhor é evitar o tabaco, qualquer que seja a fonte. “Não existe forma segura de consumo de tabaco”.Imagem

  • Fontes de pesquisa:

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/comunicacaoinformacao/site/home/sala_imprensa/releases/2012/inca_alerta_para_maleficios_narguile

http://www.saudeemmovimento.com.br/reportagem/noticia_frame.asp?cod_noticia=2845

  • Pesquisa feita por: Tamiris Oliveira de Morais; Nº: 35; 3º EMB.

~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~~ – ~

  • Conclusão

O narguile é um cachimbo composto por carvão, essência e água, e por conter este último item citado, muitas pessoas acham que as impurezas irão ser filtradas, sendo assim menos inofensivo à saúde do que o cigarro, por exemplo. Mas estes indivíduos estão completamente enganados.

Ele traz malefícios à saúde, sim, e em meia hora, mais ou menos, pode equivaler ao fumo de 100 cigarros, já que ambos possuem as mesmas quantidades de nicotina e substâncias tóxicas.

Então, o narguile pode provocar diversas doenças, como: Enfisema Pulmonar e Câncer nos locais por onde a fumaça passa dentro de ti, além de transmitir outras enfermidades, ao compartilhar este cachimbo, como: Hepatite, Herpes e Tuberculose.

Portanto, pense muito bem antes de fumar narguile, pois, até pode-se haver diversão no momento de tragá-lo, mas os malefícios à sua saúde são graves e pioram a cada dia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: